OCULAR
Ocular significa
Compromisso Seriedade
A OCULAR foi criada em 2006 no intuito de ser uma unidade para consultas de Optometria Clínica, totalmente independente e séria , e que pudesse estar na linha da frente dos cuidados primários de saúde visual.
Pretendia-se ser acessível a todos os doentes que procurassem fazer um acompanhamento de excelência e seguro do seu estado de saúde visual e refractivo, através de exames não invasivos e apenas de carácter observatório, usando para isso, logo desde o seu início equipamentos usado no campo da Oftalmologia que são considerados gold standard , nomeadamente Retinografo, Topografo e Perímetria Estática Computorizada, além de outros considerados fundamentais para a prática clínica diária.
Incorporavam apenas o quadro clínico Optometristas licenciados, sobre os quais o conhecimento do público em geral está pouco esclarecido e em muitos casos incorrecto quer acerca das suas funções e formação.(Esclarecimentos mais adiante)
À medida que a atividade do consultório foi crescendo foi necessário incorporar algumas especialidades médicas que habitualmente se complementam como é o caso da Oftalmologia, Endocrinologia e Neurologia. E nesse sentido a equipa da Ocular foi crescendo fazendo uma abordagem diferenciada e com mais soluções.
O que é um Optometrista?
O Optometrista é um especialista da visão, não médico, licenciado em Universidade pública que:
- Pode autonomamente receitar óculos e lentes de contacto;
- Todos os equipamentos utilizados durante a consulta são de carácter observatório de forma a quantificar e qualificar a visão;
- Não utiliza nenhum tipo de medicamento ou técnica invasiva;
Todos os equipamentos utilizados durante
a consulta são de carácter observatório
- Não faz cirurgias nem receita químicos;
- Tem como importante função detectar patologias (Cataratas, Glaucoma, Degeneração Macular Relacionada com a Idade, Retinopatias …) e encaminhar os pacientes para o médico mais indicado, mais frequentemente para o Oftalmologista ou para o Neurologista;
- É associado e regulado pela APLO (Associação Profissionais Licenciados em Optometria);
- As suas receitas são aceites e reconhecidas pelos seguros de saúde, e instituições como ADM, ADSE,…etc.
Atenção!! Torna-se da maior importância que sempre que um paciente realizar uma consulta de Optometria se certifique que está a ser assistido por um especialista habilitado, uma vez que no nosso país existe um número indeterminado de indivíduos que se aproveitam da inexistência de controlo e se fazem passar por Optometristas sem terem habilitações para tal.
EQUIPA
Fique a conhecer os
membros da nossa equipa

Cristiana Cruz
Optometria Clínica

Marta Ferreira
Médica Endocrinologista

Miguel Brites Moita
Médico Oftalmologista
Acordos
Fique a conhecer as entidades
com as quais temos acordo